A Vila de Igatu, antiga Xique Xique, nasceu com a descoberta de diamantes no inicio do seculo XIX, na serrado Sincora, no centro da Chapada Diamantina. Hoje, destino do turismo ecológico e cultural, cenário de filmes e documentários, protegida pelo IPHAN, pelo IPAC e pelo Parque Nacional, que limitam toda a área urbana desta encantadora e preservada Vila.
Os passeios são ilimitados: muitas cachoeiras e poços para tomar banho, vistas de tirar o folego, uma velha mina de diamantes, museu, caminhadas para conhecer a Natureza e a Historia do garimpo. A Vila possui uma agencia especializada em Trekking e escalada e uma Escola de Escalada e Montanhismo.
Destaca-se sua vocação cultural, apresentando diversos ateliers de pintura, escultura, joias, costura e artesanato, uma Galeria de Arte, um Centro Cultural, manifestações como o Boi Estrela e festas religiosas como o Padroeiro São Sebastião em Janeiro, as festividades do terno das Almas na Semana Santa, Santo Antonio e São João e em Junho.
Venha desfrutar de paisagem unica formada por peculiares construções em pedras, desde o calcamento até casas, a igreja, ruínas e abrigos de serra (tocas); um lugar onde as pedras reinam e trazem suavidade no olhar.
A Vila oferece um hotel e Pousadas para todos os gostos e bolsos, bares e pequenos restaurantes, artesanatos e especialmente um povo hospitaleiro com destaque para nossas crianças.
Caminhe na Vila a pé vagarosamente, acomode o seu carro, sinta a tranquilidade do lugar, converse com as pessoas, desfrute da Natureza, tome banho nas cachoeiras, veja as estrelas e a lua nascer entre as montanhas, durma pelo menos uma noite e saboreie nossa cozinha, em fim descubra Igatu, o verdadeiro
Diamante da Chapada.