LULA GAZINEU nosso vezinho de casa participara do FESTIVAL DE IGATU 2013
O compositor e violonista Lula Gazineu iniciou sua carreira artística influenciado pelo seu irmão Carlos Gazineu, intérprete maior e precursor da Bossa Nova na Bahia, e por Gilberto Gil, Caetano Veloso, João Gilberto, Baden Powell entre outros artistas brasileiros. Aos 15 anos, participava de festivais e shows acompanhando artistas baianos, o que se tornou uma rotina nessa profissão paralela. Em 1981 ingressou na Escola de Música da UFBa., no curso de Composição e Regência, levado pelo Compositor e Regente Lindenbergue Cardoso, para aprimorar seus conhecimentos musicais. Nesse mesmo ano ingressa no Madrigal da UFBa e ministrando cursos de violão popular na área de extensão .
Violonista reconhecido, já tocou ao lado dePaulinho da Viola, Bete Carvalho, João Nogueira, Jamelão, Paulo Moura, Andréa Daltro, Luis Melodia, Saul Barbosa, Elza Soares, Jussara Silveira, Mariene de Castro, Armandinho,Ronaldo do Bandolim(Trio Madeira Brasil) Os Ingênuos dentre outros artistas de projeção nacional. As incursões artísticas e o seu reconhecido talento, já resultaram na gravação de dois “CDs” para o selo inglês Nimbus Record, ao lado de Fred Dantas, Rowney Scott, Joatan Nascimento e Ailton Reiner.
Fundador do grupo musical Quarto Crescente em 1984 juntamente com Tuzé de Abreu, já excursionou por mais de 20 paises da Europa, América do Norte (EUA e Canadá ), América do Sul (Uruguai e Argentina), África e Israel. Em 1993,o Quarto Crescente participou das comemorações dos 50 anos da Rainha Silvia da Suécia, se apresentando no Teatro de Ópera de Estocolmo, representando o Brasil, num show que teve transmissão direta de TV para toda a Europa. Participou cantando e tocando em varias companhias de dança como: Balé Brasileiro da Bahia, em três excursões pela França e Bélgica na década de 90. Balé Folclórico da Bahia, Balé do TCA, e outros grupos coordenados pela professora Emilia Biancardi.
O artista estreou sua carreira solo em junho de 1995, com o show “bem brasileiro é…”, no Teatro Vila Velha, assinando a direção musical e arranjos. No ano seguinte brinda o público com “Um toque a mais” apresentado no teatro do ICBA, mostrando suas composições mais recentes com seus parceiros mais constantes como Capinan, Fernando de Oliveira, Marco Sá, Marcos Valença , Gileno Félix e seu parceiro mais recente que é Paulinho Pedra Azul, e, leituras de canções de Edu Lobo, Tom Jobim, Dorival Caymmi, e outros compositores da MPB que influenciaram a sua carreira. Foi finalista por anos por 3 vezes do Festival da Rádio Educadora (2005,2006,2007), participando de 3 CDs com as músicas “Tema para um chorinho bem lento” de Lula Gazineo e Capinan, Sambaden de Lula Gazineo e Paulinho Pedra Azul e Praia Fina ,Lula Gazineo -Gileno Félix. Suas mais recentes apresentações foram nos projetos Quartas Musicais no Café Teatro Zélia Gattai, Sudoeste Musical em Vitória da Conquista( 99, 2000 e 2003), Festival da Chapada Diamantina( 97 e 98), Terça da Boa Música ( 99), nas cidades de Nice, Paris e Lyon (França 1999), Buenos Aires e Montevidéo (99) Qual é a da Música (Teatro do SESI 99), Fiesta em Roma( Itália, 2000), Primavera na Bahia e Ação Global ( 2001,2004,2005, 2006), Show musical no Teatro do IRDEB(2001), Teatro Zélia Gattai( 2002), Frankfurt (Alemanha 2002). Atualmente é diretor musical e arranjador do Grupo Mandaia tocando Chorinho,Samba e MPB dos grandes compositores brasileiros. O grupo Mandaia existe há 5 anos e já acumula em seu currículo passagens relevantes como: apresentações em Teatros de Salvador e interior do Estado,Festival de Ferrara na Itália em 2005 e Festival Instrumental no Teatro Castro Alves em 2006, e Jequié em 2010, Festival de Dusserat na Índia em 2011 . Shows com participações de Armandinho, Fred Dantas, Mariene de Castro, 99 anos de D. Cano, Tuzé de Abreu dentre outros. Em maio de 2007 fizemos o lançamento do nosso CD “Mandaia” no Clube do Choro de Brasília, hoje considerado pela crítica nacional, o melhor espaço da Música Instrumental brasileira, onde se apresentam os grandes ícones da MPB instrumental como: Hermeto Pascoal, Helio Delmiro, Época de Ouro,Armandinho, Yamandú Costa, Paulo Moura, Dominguinhos, Sivuca, Wagner Tiso, César Camargo e vários outros grandes nomes.No Projeto “Dia Do Samba “ ja acompanhou vários nomes da MPB como Paulinho da Viola, Beth Carvalho, Elza Soares, João Nogueira, Luiz Melodia, Nelson Rufino, Edil Pacheco, Ederaldo Gentil dentre outros. Fizemos outros lançamentos em salvador onde os CDs se esgotaram rapidamente. Estamos com propostas para novos lançamentos em Shows a serem confirmados em Dubai e na Alemanha.Recentemente mantivemos contatos com alguns produtores do sul do País na perspectiva do lançamento de mais um CD em 2013, em nível Nacional.
autor:Cicero Mayor
Amigos,
Este Gazineu (Lula ou Carlos)
foi quem escreveu a bela canção
( Que sonhos são os meus /se eu não sei o caminho/nem consigo chegar …O que quero não sei/o que quis consegui …O que será ?”)
Lembro desta poesia musicada dos tempos da minha adolescência aqui em Salvador.
Esta música tocava a exaustão em todas as emissoras de radio,
especialmente a Rádio Excelsior da Bahia.
Se for eu gostaria de ter uma audição para botar no meu “Play List”.
Desde já agradeço pela atenção.
Abração Cordial,
Licio Ferreira
Muito obrigado pelo seu email e recordaçAo da cançao de Lula!